terça-feira, 20 de outubro de 2009

MAP – I Mostra da Arte Periférica

"NOS MÚSCULOS DA CIDADE... AS ARTÉRIAS AINDA ESTÃO SAGRANDO.

DA PERIFERIA A VIDA REFLETE O QUE SOMOS

OXIGÊNIO-GÁS CARBONO em EBULIÇÃO HUMANA

EM TEMPO de MUDANÇAS e NOVAS ATITUDES

A PERIFERIA PULSA sua maneira de VIVER."

(Ricardo Peixoto)

Objetivando fortalecer a importância do papel que a cultura exerce para a construção da auto-estima positiva e a fim de mostrar a arte que a comunidade produz, acontece a primeira I Mostra da Arte Periférica (MAP) de João Pessoa. Uma mostra de artes da periferia, com grafite, fotografia, literatura, cinema, artes plásticas e música, uma forma alternativa de criar espaço para as manifestações culturais da comunidade.

A MAP é uma mostra coletiva de arte, resultante de oficinas culturais, ministradas em comunidades carentes de João Pessoa, além de expor a produção dos alunos envolvidos nas oficinas de grafite, cinema, multimeios e comunicação digital, a mostra conta ainda com a participação de artistas locais da periferia. O lançamento do evento acontece na próxima quarta-feira (21), a partir das 16h30, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte e permanece aberta a visitação do público até o dia 29 de novembro das 10h às 18h.

Entendendo a cultura como um processo através do qual o homem atribui sentido ao mundo e como instância na qual realiza sua identidade, a mostra pretende estimular novos olhares em torno da paisagem e dos espaços da comunidade, trazendo à luz do grande público a cultura da periferia. Com o intuito de evidenciar o papel da arte na construção da cidadania de crianças e adolescentes do Porto do Capim, São Rafel, Timbó e Citex, a MAP atua nas comunidades locais tendo em vista o poder que a arte tem de renovar a convivência entre as pessoas, como um escape do dia-a-dia, a arte transforma a sociedade num espaço mais solidário, mais produtivo e efervescente.

A mostra faz parte do prêmio de apoio a pequenos eventos culturais concedido pelo Ministério da Cultura ao grafiteiro Gigabrow em parceria com a URBE Audiovisual e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Cult PB revista eletrônica, Agência Ensaio, SEBRAE, Gráfica JB, Radio Tabajara, SERI, Bem Mais Supermercados, Alumiaço, Casa da refrigeração, Ricardo Miranda American Bar, Soteca e Tamborim de Ouro.


SERVIÇO:

Artistas Jailson, Minelo, Lêgo, Mumia, Rotty, Cassiano, Dykwan, Darcy Lima, Mc Léo Thomas, Beto Souza, Alcelines Poffty, Joálisson Cunha, Gilvan Gonçalves, Johnny Labaredas.

Curadoria Gigabrow.

Vernissage 21 de outubro às 16h30.

Assessoria Dayse Euzébio (83) 8853 4862.

Nenhum comentário:

Postar um comentário